O negro tinha vinte e sete anos e sonhava fugir daquele lugar, levando sua amada que tinha vinte e dois, para a grota da mijada da gata, lugar que ouvi falar que ficava numa terra fértil alegre, onde moravam mãe preta e pai Zumbi “abolicionista e negro fujão dos Palmares”, por isso apoiava os escravos. Lá eram protegidos, respeitados, trabalhavam e plantavam, chegando a colher duas vezes por ano, devido ao riacho perene que rola até os dias atuais da gruta do Zumbi.
O fato é que o negro ouviu a conversa do dono da fazenda com os vizinhos de terras da região: trocar alguns escravos por seis cavalo e vinte caçoar de milho. O negro revoltou-se e arquitetou o plano de fugir para o quilombo do Zumbi. Sem contar nada a ninguém aproveitou a noite chegar e fugiu á pé para a fazenda vizinha e lá raptou o animal mais famoso. A essas horas o capitão do mato já estava a sua procura. Pois houve contagem de negro na senzala e deram por falta dele. O feitor indignado adquiriu um cavalo e um revólver do fazendeiro e saiu dizendo: No meio da noite, o negro desconfiado saiu sorrateiramente. E após se dois dias de viagem deu por conta que já havia se afastado demais da fazenda ai voltou sem nem pista do fujão, embora tivesse passado perto de achá-lo.
O negro adentrou no quilombo do zumbi emocionado com o sucessor da fuga, mas tristes por não ter sua amada ali com ele. Tinha que voltar a zona de perigo buscá-la. No mês seguinte depois de preparar um espaço de terra perfeito para começar sua família regressou no silêncio da noite e três dias depois chegou na fazenda onde incentivou todos os outros negros fugirem para a mijada da gata, responderam que nada mais adiantaria: a princesa Isabel acabava de assinar a Lei Áurea e todo nego era livre.
No entanto, daquela fazenda apenas ele e sua amada, se tornaram verdadeiramente livres, pois regressaram ao “pai Zumbi”, morar numa grota onde quem está dentro dela vê a estrada, mas o que passa lá encima só enxerga mato e escuridão na gruta perene.
Hoje a gruta do zumbi; mijada da gata ou quilombo de zumbi ainda permanecesse inseta da ação devastadora da ação do homem e localizada na cidade de Várzea Alegre, Ceará - Brasil.